sexta-feira, 3 de julho de 2015

Saudades Maranhão!

Hoje acordei com saudades desse lugar, Maranhão! Um lugar com um sotaque diferente daqui de Aracaju, com um refrigerante amado por muitos na região e que gostam de uma farinha que nós aracajuanos não estamos habituados. Nesse post, vou contar como foi minha viagem pra vocês!

Fui ao Maranhão pois participava de um projeto no Instituto Federal de Sergipe e este foi aprovado para ser apresentado no IX CONNEPI (Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação), em São Luís, no período de 03 a 06 de novembro de 2014. Tudo ok, arrumamos as malas e partiu Maranhão! Eu e mais quatro amigos ficamos hospedados no Stop Way Hotel, que super indico! Bom café da manhã, camas confortáveis, Wifi, TV a cabo com uma boa diversidade de canais, perto da praia e da Lagoa da Jansen (ponto turístico) e o preço é acessível. Apesar de ser um pouco "longe" de certas coisas não deixa de ser uma boa opção.

Vista do décimo andar do Stop Way Hotel

Como ficamos uma semana no Maranhão, pudemos aproveitar bastante. Chegamos no domingo e fomos conhecer o São Luís Shopping, que eu gostei bastante! O cinema da rede Cinépolis, que eu não conhecia pois em Aracaju não tem, é muito bom! O shopping possui muitas lojas e é difícil você não encontrar algo que queira lá. É uma ótima opção pra quem quer fazer umas comprinhas. A distância desse Shopping para o hotel onde fiquei é de uns 15 min, de táxi.


São Luís Shopping

Ao longo da semana fomos conhecendo o Centro Histórico de São Luís, que eu amei conhecer. Ótimo lugar para conhecer a cultura do Maranhão, que eu não tinha muito conhecimento. A comida tem um gosto diferente. Os azulejos decorados fazem parte da cultura maranhense, além das janelas com a parte de cima arredondada. Bem, acho melhor vocês verem as imagens para entender melhor. No Centro Histórico vende muuuitas coisas legais e bonitas que mostram a cultura e você acaba tendo vontade de levar tudo! Eu acabei com uns azulejinhos para imã de geladeira e outro pra decoração, além de garrafa, panos de prato e Guaraná jesus! Aos poucos, através de imagens vou descrevendo pra vocês o que vi lá por lá.
Essa imagem que peguei no site do Nós e o tripé mostra muito das ruas do centro histórico, regado a muita arte, cultura!

Centro Histórico de São Luís



Meu azulejo <3 Decorado com a imagem da Av. D. Pedro II, São Luís

Meus imãs com imagens do Maranhão <3


No centro histórico pude conhecer um pouco da comida maranhense no Restaurante Antigamente. A comida é ótima, o lugar é bem simples e não achei caro. O local e a decoração é bem a cara da cultura mesmo, o que eu mais amei no lugar.

Restaurante Antigamente

Eu e minhas amigas no Restaurante Antigamente

Depois de muita caminhada passamos por um barzinho que vendia o famoso Guaraná Jesus. Resolvemos provar, claro. Ir ao Maranhão e não provar? Fora de cogitação! O gosto é bem adocicado, tomei uma garrafinha e fiquei meio enjoada *risos*. Porém o povo lá gosta muito e vende bastante. Eu aproveitei e trouxe umas garrafas para meus amigos aqui provarem.

                              
Guaraná Jesus, o sabor do Maranhão!

No próprio centro histórico nós encontramos um museu muito legal, mostrando dinossauros, armas usadas pelos índios que habitaram a região, e outras coisas, bem massa! Não lembro exatamente o local, mas não é difícil de encontrar! Talvez meus amigos se lembrem, quem quiser saber só deixar uma pergunta no comentário ;)
A seguir algumas fotos que tirei lá :D

















Fomos ao Museu de Arte Sacra do Maranhão. O ingresso é bem baratinho: 5 reais. Quem é estudante paga meia. Achei super enriquecedor, pois tem pessoas lá que conhecem a história do Maranhão e vai nos explicando de acordo com o que vamos vendo no museu. Muito bom mesmo! Vale muito a pena, iria lá de novo. Não tenho muitas fotos de lá pois certos lugares não são permitidas fotos. Logo, vocês precisam ir lá para ver :D
Algumas fotos do Museu:





Museu De Arte Sacra do Maranhão. Esse dourado todo é ouro sim!


O Palácio dos Leões é o edifício-se do governo do estado do Maranhão,um dos maiores símbolos de sua cultura. Tem muita história por trás desse palácio! O início de sua construção se deu em 1612, pelos franceses. Para quem quiser conhecer é aberto a visitas :D




Palácio dos Leões

Mais imagens do Centro Histórico:





Enfim gente, com certeza se você for ao Maranhão, você precisa ir ao Centro Histórico. Muito rico em cultura! Sugiro ir pelo dia, pois a noite não é muito seguro. Vale muito a pena! Mas leve um dinheirinho para aproveitar e comprar lembrancinhas diversas, provar do guaraná, da comida e etc. Você vai aprender bastante lá :D

Bem perto do hotel, tem a Praia da Ponta D'Areia e a Lagoa da Jansen, ótimos pra descansar e relaxar. Pra quem está por perto, bom conhecer! Na Praia da Ponta D'Areia dá até para ver alguns peixinhos se você for bem cedinho, achei bem lindo os peixinhos "saltitando" .

Praia da Ponta D'Areia

Lagoa da Jansen. Fonte: trip advisor

Saindo um pouco da capital vamos para um lugar que muitos tem vontade conhecer: os famosos Lençóis Maranhenses. Localizado em Barreirinhas, O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma unidade de conservação de proteção integral à natureza. Um lugar incrível. Na época que eu fui não tava no seu melhor, mas não deixou de ser lindo. Recomendações: não vão em novembro, procurem uma época pra ver essa lindeza no seu melhor. 
Tem muitas opções na internet para ir até lá. Como meu amigo que organizou tudo, não lembro qual a empresa que nos levou, mas caso queiram saber, posso perguntar. A ida é bem difícil, pois tem muito saculejo no carro *risos* mas vale a pena, se você estiver com amigos você vai zoar e se divertir bastante. Para andar lá também no sol quente dá uma dificuldade mas a recompensa faz tudo valer a pena. Se você for ao Maranhão e não for aos Lençóis é praticamente não ter ido lá. Acreditam que eu não queria ir? Pois é, me arrependeria se eu não tivesse ido.
Algumas imagens, pena que não sou uma ótima fotógrafa *ainda*




 Voltando pra São Luís vamos falar de opções pra se divertir a noite *tuts*
O Calhau é uma opção muito indicada pelos maranhenses para se divertir, pois tem vários bares a disposição. Tem muitos bares com música ao vivo e diversas opções ao longo do caminho, dependendo muito do que você queira ver. Passamos por lá e em frente a esses bares tinha uma pizzaria que gostamos muito, a Vignoli. Aconchegante, bem calmo e a pizza é boa. E uma coisa: oferecem luvas pra comer a pizza usando as mãos. Eu, particularmente, prefiro dessa forma a usar garfo e faca. Nunca tinha visto uma pizzaria dessa forma aqui em Aracaju, amei a novidade!

Pizzaria Vignoli, Calhau.

Coisas aleatórias que vi ao longo da minha semana no Maranhão:
-No mercado que fui lá, vi que a farinha de mandioca (nordestinos gostam muito) do Maranhão é diferente da que usamos em Aracaju. Aqui gostamos da farinha mais fina. Lá, eles gostam de farinha meio amarelada, meio "caroçuda". Todos os aracajuanos que estavam comigo estranharam, já a mulher que estava vendendo falou que aquela sim era farinha de verdade;
- Conheci seu Garcez, um taxista que praticamente virou nosso amigo lá. Um cara muito inteligente, que conhece muito bem São Luís. Grande Seu Garcez! Aprendi bastante com ele;
-Lá tem lugares que tocam Reggae Roots. Uma pena que não pude conhecer, pois nos dias que ficamos lá o barzinho perto que tocava só abria final de semana :c
- Muitas esculturas de santos possuem um rosto mais parecido com a mulher maranhense, com bocas pequenas;
- O sotaque lá é diferente do aracajuano.

Bem gente, chegamos ao fim. Ficou um pouquinho longo o post apenas por causa das imagens, mas senti a necessidade de compartilhar a experiência. Maranhão nunca esteve entre as minhas prioridades na minha lista de lugares para conhecer. Fiquei muito feliz de ter conhecido, pois aprendi bastante lá. Lugar que não é o paraíso mas possui uma riqueza cultural que gostei de saber. Espero que eu tenha deixado você com um pouquinho de vontade de conhecer, no mínimo. Quem sabe eu volte lá quando eu cumprir minha promessa de conhecer todas as cidades brasileiras? Veremos ;) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

digite aqui seu comentário :)