quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Vida de vestibulando e universitário...

Muitos me perguntam qual o pior: vida de vestibulando ou de universitário. A verdade é que não dá pra saber, pois varia muito de pessoa pra pessoa.
No ano em que eu fiz o ENEM, 2012, eu não fui como os vestibulandos "normais". Nesse ano, a minha escola entrou em greve e parou durante 4 meses e por causa disso eu praticamente desisti do ENEM, mas graças a amigos consegui uma bolsa de estudos pra fazer pré-vestibular, dois meses antes do ENEM. Foi aí que eu comecei a estudar de verdade, ou seja, não senti o peso que é ser um vestibulando desde o início das aulas. Porém, observei que os alunos que pretendem fazer medicina se dedicam três vezes mais que os outros vestibulandos, devido a alta concorrência para o curso, pelo menos no estado de Sergipe. Logo, para esses vestibulandos que praticamente se mataram para conseguir ingressar no curso a Universidade é muito mais tranquila que a vida de vestibulando. Para mim, a universidade foi bem pior. Sou estudante do curso de Engenharia e na minha grade curricular em 4 periodos seguidos eu pego 8 disciplinas e em outros, pego 7. Para completar, a maior parte das disciplinas são pré-requisitos para outras e são o cão, triste mas é a verdade. 
Outra coisa que observo também é que os curso da área de Humanas e Saúde (pelo menos na Universidade Federal de Sergipe)  possuem grades curriculares mais humanas, isto é, não colocam milhares de disciplinas horríveis em um período só para as pessoas se lascarem de uma vez. Já na área de Exatas, as grades são bem complicadas, com muito a melhorar. Fiquem atentos!
O que eu conclui com essa comparação entre vida de vestubulando e vida de universitário é que, para você vestibulando, estudem bastante, mas deem um tempo a si mesmo, relaxem, porque senão na hora da prova vocês piram e pode dar tudo errado, e isso ninguém quer. Para os universitários, acredito que a frase é: a pressa é inimiga da perfeição. Não queiram se formar logo e peguem 500 disciplinas por período, porque vocês não aprendem nada e vão ser péssimos profissionais. E não adianta nada se matar pra ingressar no curso, se formar e depois fazer coisa errada no trabalho de vocês. Para ambos eu digo que: acreditem no potencial de vocês, vão lá e arrasem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

digite aqui seu comentário :)